sábado, 18 de junho de 2011

Biblioteca Demonstrativa de Brasília

  A Biblioteca Demonstrativa de Brasília foi inaugurada em 1970 e é vinculada ao Ministério da Cultura e subordinada, ainda, à Biblioteca Nacional. Não é uma biblioteca pública em si, pois seu acervo é composto totalmente por doações.

  Atende pelo nome de “demonstrativa”, visando ser um modelo padrão a outras bibliotecas, além disso, propõe a disseminação e democratização da cultura, não sendo apenas um lugar de estudo, mas também de lazer .

Contém um acervo de cerca de 130.000 exemplares de livros, periódicos entre outros, em número crescente, sendo manuseado por 56 funcionários, onde 5 são bibliotecários, dentre estes, 2 possuem pós-graduação e 25 em formação superior em outras áreas .


  O acervo é dividido em faixas etárias, cada idade tem a sua sala específica, mas isso sem interferir nas normas seguidas pelas bibliotecas mundiais, como por exemplo, a Classificação Decimal Dewey.


  A biblioteca tem em seu sistema de cadastramento por volta de 54.000 usuários, tendo um público eclético. Este grupo tem acesso além do acervo, a programas culturais e a possibilidade de participar de projetos e oficinas, oferecidas pela própria instituição através de parcerias com o ministério da comunicação, escola de música e o grupo, Loucos por arte. Já que quer apresentar a biblioteca à sociedade como forma de lazer.

  Com isso o grau de satisfação é tanto que muitas vezes o usuário não percebe que está dentro de uma biblioteca.

  A parte tecnológica é deficiente, não possui acervo digital, apenas um sistema de recuperação de informação, entretanto possui um site onde é possível encontrar informações sobre os livros que constam no acervo e participa ativamente das redes sociais, facebook, twitter, skoob e em breve no youtube.
  A questão financeira é sanada pelos usuários através de colaborações simbólicas.
  Sua relação com a UnB mantém-se através do estágio supervisionado, pois recebe cerca de 90% dos alunos de graduação em Biblioteconomia.

  A bibliotecária Rita formada em 2004 pela UnB relata a deficiência da instituição em seu fluxo de ensino, no que diz respeito à formação direcionada a bibliotecas públicas e escolares, pois esta direciona o ensino somente ao trabalho técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário